quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Sinal da Cruz


São Jerônimo escreve: “O Sinal da Cruz é um escudo que nos põe a salvos das flechas inflamadas de Satanás e dos demônios. Nunca sairás de casa sem que faças o Sinal da Cruz. Ele será para ti bordão, arma forte e inexpugnável. Nem homem, nem coberto de tal demônio ousará atacar-te se estiveres coberto de tal armadura”.

O sinal da Cruz é uma oração. Ele é um exorcismo. È necessário que se tenha uma grande confiança no valor deste sinal, que deve ser traçado pausadamente, com firmeza e confiando que nele vai o poder de Deus Uno essência e Trino em pessoas e que este afasta de nós a influência do espírito maligno e por virtude dos sofrimentos redentores de Jesus Cristo, nos transmite a Onipotência do Pai, a Sabedoria do Verbo e a Santidade gloriosa do Espírito Santo.

Santo Agostinho dizia que “os cristãos que tinham que freqüentar as assembléias do mundo, quando alguma coisa lhe fazia medo, armavam-se com o Sinal da Cruz. É com o Credo e com o Sinal da Cruz que é necessário repelir o inimigo. Revestido destas armas o cristão sem dificuldade triunfará do espírito maligno. A Cruz basta para desfazer todas as maquinações do espírito das trevas”.

Tertuliano (+ 200) atesta que “Quando nos pomos a caminhar, quando saímos e entramos, quando nos vestimos, quando nos lavamos, quando iniciamos as refeições, quando nos vamos deitar, quando nos sentamos, nessas ocasiões e em todas as nossas demais atividades, persignamo-nos a testa com o Sinal da  Cruz.” (De corona militis 3)

São Hipólito de Roma (+235) descrevendo as práticas dos cristãos do século III: “Marcai com respeito as vossas cabeças com o Sinal da Cruz. Este Sinal da Paixão opõe-se ao diabo e protege contra o diabo, se é feito com fé, não por ostentação, mas em virtude da convicção de que um escudo protetor. É um sinal como outrora foi o  Cordeiro verdadeiro; ao fazer o Sinal da Cruz na fronte e sobre os olhos rechaçamos aquele que nos espreita para nos condenar” (Tradição dos Apóstolos 42).

Santo Atanásio escreveu que: “ O Sinal da Cruz torna impotentes todos os artífices da magia, ineficazes todos os encantos e lança ao abandono todos os ídolos. Por ele é moderado, abatido e extinto o fogo da voluptuosidade mais brutal e alma curvada para a terra, levanta-se para o Céu. Outrora os demônios enganavam os homens, tornando diferentes formas postadas à beira das fontes e dos rios, dos bosques e nos rochedos, surpreendiam por artificiosos enganos aos insensatos mortais.
Mas, depois da vinda do Verbo Divino, basta o Sinal da Cruz para desmascará-los a todos...Em virtude deste sinal sagrado, fogem os demônios, calam-se os oráculos e tornam-se impotentes todos os encantos e malefícios”.

Fonte Livreto Sacramentais - Comunidade Católica Boanerges.

0 comentários:

Postar um comentário