segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Nossa Casa, Nossa Bênção: um sinal de Unidade

Tempos de abundância, de revogação de sentenças negativas e de portas abertas são as promessas do Senhor para nós neste tempo em que vivenciamos na RCC a moção da Reconstrução. O centro desta moção é o chamado do Senhor a olharmos para nós mesmos a fim de identificarmos em nossa vida as “brechas” que têm nos impedido de levar a bom termo as Suas ordens e, a partir daí, nos deixar reconstruir. Desta maneira, todos nós que participamos da Renovação Carismática Católica do Brasil precisamos nos unir em torno deste chamado que o Senhor está nos fazendo neste período histórico do nosso Movimento.  
Quando estamos unidos, nos fortalecemos na luta contra o pecado e passamos a obter vitórias nas batalhas que são travadas contra nós. A unidade é uma virtude que vem de Deus, no entanto a iniciativa em buscá-la deve ser nossa.  Viver em unidade compõe uma das mais importantes recomendações da Palavra de Deus. São Paulo, por exemplo, escreve aos Coríntios e solicita desses irmãos, em nome Jesus, que sejam unidos entre si. Ele diz: “Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno acordo e que não haja entre vós divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento” (I Cor 1,10). Da mesma forma, também nós nos dias de hoje devemos procurar viver em unidade para o bem dos irmãos e da Igreja.  
Em uma de suas catequeses, o para Francisco recordou que a busca da unidade entre os cristãos é uma urgência à qual, hoje mais do que nunca, não podemos nos subtrair. “No nosso mundo sedento de verdade, amor, esperança, paz e unidade, é importante para o nosso próprio testemunho poder finalmente anunciar a uma só voz a boa nova do Evangelho e celebrar juntos os Mistérios Divinos da vida nova em Cristo! Nós sabemos bem que a unidade é primariamente um dom de Deus para o qual devemos rezar incessantemente, mas a todos nós cabe a tarefa de preparar as condições, de cultivar o terreno do coração, para que esta graça extraordinária seja acolhida.” 
A unidade entre os cristãos é vital para que o Reino de Deus seja implantado no mundo, por isso o Senhor sempre nos ajudará nesta tarefa enviando-nos o seu Espírito e suscitando situações concretas para nos ensinar a vivermos sempre unidos. Às vezes temos certa dificuldade de nos unir em torno de algo que não vemos, por exemplo, diante de um direcionamento, de uma ideia ou algo semelhante. No entanto, quando nos deparamos com algo que podemos ver e que requer a nossa participação efetiva, demonstramos mais facilidade em aderir. 
Neste sentido, é lícito afirmar que a nossa Sede Nacional, tão desejada e tão sonhada pelos que nos antecederam na RCC é para nós hoje uma forma que o Senhor encontrou para fortalecer a nossa unidade. Ela pode ser vista como um sinal visível e concreto do Senhor que deseja nos ensinar a formar unidade em torno da nossa missão de evangelizar, pois esta é uma obra que só será construída se o dom da unidade estiver presente como linguagem de amor entre todos os carismáticos do nosso país. Sendo a nossa participação ativa na construção da nossa Sede Nacional uma forma bem concreta de praticarmos hoje a unidade na RCC.
A Sede Nacional é uma promessa do Senhor que se cumpre nos nossos dias e a sua construção é muito mais do que a construção de um simples prédio, pois na verdade, ela representa um projeto de Deus para nós, que vem revestido do dom da unidade. Um projeto que, posto em prática, abrirá caminhos para uma evangelização cheia de êxito, ampliando o alcance da ação evangelizadora da Igreja. Será um local de formação, espiritualidade, vivência fraterna, festividades, oração, um espaço de fortalecimento da nossa identidade e unidade. Um centro de irradiação do Batismo no Espírito Santo para o Brasil, onde veremos muitos frutos de conversão, pois a partir deste local muitos serão batizados no Espírito Santo.
“Temos o direito de ser ousados, temos o direito de desejar que essa Sede da Renovação Carismática Católica, tão sonhada, tão desejada, tão procurada, possa ser esse grande sinal. Um dia, aqui, haverá uma lâmpada do Santíssimo acesa que nunca se apagará. Eu desejo que aqui, o cenáculo não se feche. Que todas as pessoas, que daqui se aproximarem, entrem no cenáculo. Esse é o desafio! Daqui brote toda vida que nosso Senhor quis, quando enviou todo o seu Espírito. Nós somos chamados a isso. Que Deus nos dê essa graça.” (Homilia de Dom Alberto Taveira na Santa Missa da pedra fundamental em janeiro de 2010). 
Irmãos, vamos nos unir em oração por esta causa. Vamos nos comprometer em colaborar financeiramente, vamos divulgar em nossos Grupos de Oração. Se agirmos assim rapidamente conseguiremos edificar este local que será uma fonte de muitas bênçãos para todos nós.
Deus nos abençoe!

Luís César Martins
Construtor Nacional
Coordenador Nacional do Ministério de Intercessão

0 comentários:

Postar um comentário