terça-feira, 18 de junho de 2013

Rede de Intercessão - Maio 2013

A Palavra de Deus na Intercessão

A intercessão deve ser exercida com profetismo e por isso não podemos exercer o Ministério apenas na dimensão da súplica; é necessário dialogar com o Senhor e escutá-lo para que Ele mesmo dirija a nossa oração e assim poderemos exercer também a dimensão profética no exercício do nosso Ministério.

Para que o intercessor desenvolva a capacidade de escutar o Senhor na oração é fundamental que ele seja assíduo na meditação da Sagrada Escritura. Não somente meditar a Palavra, mas experimentá-la em sua vida e nos momentos de intercessão.

Jesus é a Palavra encarnada, por isso devemos exercer nosso ministério na força e no poder da Palavra de Deus, pedindo sempre ao Espírito Santo que nos dê o dom do entendimento para podermos compreendê-la. Uma forma eficaz para o intercessor meditar e compreender a Palavra de Deus é a Lectio Divina.

A Lectio Divina é uma expressão latina já presente e consagrada no vocabulário católico, que pode ser traduzida como "Leitura Divina", "Leitura Espiritual", ou ainda como ocorre hoje em nosso país e em vários escritos atuais, como "Leitura Orante da Bíblia". Ela é um alimento necessário para a nossa vida espiritual. A partir deste exercício, conscientes do plano de Deus e a Sua vontade, pode-se produzir os frutos espirituais necessários para a salvação. A Lectio Divina é deixar-se envolver pelo Plano da Salvação de Deus.

O Concílio Vaticano II, em seu decreto Dei Verbum  nº 25, ratificou e promoveu com  todo o peso de sua autoridade, a restauração da Lectio Divina, que teve um período de esquecimento por vários séculos na Igreja. O Concílio exorta igualmente, com ardor e insistência, a todos os fiéis cristãos, especialmente aos religiosos, que, pela frequente leitura das divinas Escrituras, alcancem esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo (Fl 3,8). Porquanto "ignorar as Escrituras é ignorar Cristo" (São Jerônimo).

Praticando a Lectio Divina:

1. Tome o Texto Sagrado com reverência e invoque o Espírito Santo. Pode-se escolher as leituras da Missa do dia, se quiser. Nas Livrarias católicas existem livrinhos com essas leituras. Leia o Texto, de preferência umas três vezes, devagarzinho, saboreando cada palavra.

Quando se sentir atraído por determinada palavra, pare, não reflita sobre a palavra, mas mantenha uma posição de Escuta. Fique atento ao que o Senhor lhe quiser falar.

Não se trata aqui de refletir sobre a Palavra de Deus. Isso poderá ser feito outra hora, com o objetivo de estudá-la, etc. Aqui você se coloca como o discípulo atento à Palavra do Senhor.

Responda então a essa Palavra com Amor, agradecimento, etc.... O Espírito Santo mesmo lhe guiará nessa oração. Muitas vezes é aquilo que estamos precisando ouvir mesmo.

2. Por uns 30 minutos pelo menos, escute o Senhor falando com você através do texto. Responda a essa Fala com amor, no silêncio de seu coração. Quando sentir que não tem mais nada a dizer, fique uns instantes em adoração silenciosa. Termine com um Pai Nosso ou Ave Maria.

Pratique uma vez por dia, se possível. Em breve você verá maravilhas em sua vida!

Ao final, agradeça a Ele pelas luzes e graças recebidas.

Intercessão profética é uma das estratégias mais importantes e uma das armas de guerra mais poderosa que poderemos utilizar na batalha espiritual, pois ela nasce no coração de Deus, porque tem como base a Sua vontade. É a capacidade de receber imediatamente de Deus um pedido de oração ou um direcionamento para orar por uma determinada intenção e a Palavra do Senhor na Sagrada Escritura é a fonte principal para esta intercessão.

Rogamos à Virgem Santíssima para que interceda a Jesus por todos os intercessores e intercessoras do Brasil, a fim de que todos desenvolvam, pelo poder do Espírito Santo, um profundo desejo de meditar diariamente a Palavra do Senhor.

Núcleo Nacional do Ministério Intercessão


Intenções do mês:

1.    Pela Reunião de Oração do seu Grupo de Oração (pelo pregador, dirigente, músicos e demais servos e pelas pessoas que participam da Reunião de Oração).
2.    Pelos Grupos de Oração na sua Diocese, no seu Estado e no Brasil.

3.    Pelos Ministérios da RCC no seu Grupo de Oração, na sua Diocese, no seu Estado e no Brasil.
4.    Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesano, estadual e nacional da RCC.
5.    Pelos projetos da RCC na Diocese, no Estado, no Brasil na América Latina e no Mundo.

6.    Pelos eventos de evangelização da RCC no seu Grupo de Oração, na sua Diocese, no seu Estado e no Brasil.
7.    Pela Reunião dos Conselhos Diocesano, Estadual e Nacional que acontecerão durante este ano.
8.    Pelas coordenações do seu Grupo de Oração, da RCC na sua Diocese, no seu Estado e no Brasil (Coord. Nacional: Katia Roldi Zavaris e sua família).
9.    Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre o Papa, pelo nosso Bispo diocesano, pelos Sacerdotes, pelos diáconos, pelos Religiosos e Religiosas e pelos Seminaristas.
10.    Pelas casas de missão da RCC/Br.
11.    Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores.

12.    Para que todos os membros da RCC do Brasil se abram para a moção da Reconstrução.

0 comentários:

Postar um comentário