sexta-feira, 5 de outubro de 2012

REDE NACIONAL DE INTERCESSÃO - Outubro 2012


VISÃO ESPIRITUAL

“Não temas, respondeu Eliseu; os que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: Senhor, abri-lhe os olhos, para que veja. O Senhor abriu os olhos do servo, e este viu o monte cheio de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu” (II Reis 6,16-17).
A nossa visão está fisicamente restringida ao limite que os nossos olhos alcançam e para superarmos esse limite necessitamos utilizar a visão espiritual para ver com olhos espirituais. Para ver as soluções de Deus é preciso ter uma visão além dos limites físicos. Muitas das dificuldades que passamos são procedentes da falta da visão espiritual, porque desconhecemos esta capacidade de ver. Isso ocorre pelo fato de habitarmos em um mundo material, no entanto, além de sermos naturais somos também espirito. E o espirito, assim como a carne também tem uma visão, só que uma visão espiritual. Então é preciso que aprendamos a diferencia-la e usá-la com mais assiduidade. Quando nos disciplinamos a cuidar do nosso espírito através da oração constante, ele interage continuamente com o Espirito de Deus e assim somos por Ele guiados. “Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão” (Jo. 16,13).
Visão espiritual é a capacidade de perceber a vontade de Deus em uma determinada situação ou até mesmo encontrar uma solução ou uma saída para problemas ou conflitos que não conseguiríamos resolvê-los se fizéssemos uso apenas dos recursos humanos da razão e do bom senso. A visão espiritual é a nossa capacidade de ver claramente o que Deus quer que vejamos, enxergando o mundo sob o ponto de vista de Deus. Os nossos olhos espirituais só podem ver as coisas espirituais, sob o ponto de vista de Deus, se conscientemente e com disciplina investirmos em um aperfeiçoamento da nossa vida espiritual.
A visão espiritual é também a capacidade que adquirimos, através da intimidade com Deus, em discernir entre os muitos apelos interiores da nossa alma e a voz do Espírito Santo que nos revela as coisas de Deus que ignoramos, conforme nos ensina o livro do profeta Jeremias – “Invoca-me e eu te responderei, revelando-te coisas que desconheces” (Jr. 33,3).
A pessoa que vê o mundo também através dos olhos espirituais tem a sensibilidade mais aguçada. Ela consegue perceber com mais transparência as oportunidades do presente e visualiza com clareza as tendências do futuro.
Visão espiritual é, por fim, resultado de uma profunda intimidade com Deus e consequência da presença do Espírito Santo em nossa alma, que nos permite o exercício dos carismas do Discernimento dos Espíritos, da Palavra de Ciência, da Profecia e da Fé Carismática. Estes carismas do Espírito Santo são vitais para o intercessor. É algo de que necessitamos urgentemente, pois este mundo material está imerso no mundo espiritual. O Reino de Deus e o reino das trevas estão estabelecidos aí. Habitamos no Reino de Deus quando estamos em Jesus. Quando fazemos dele o Senhor e Salvador de nossas vidas. Quando nos submetemos a sua vontade. Portanto, é fundamental obtermos o discernimento de cada manifestação espiritual que se apresenta diante de nossos olhos; sabermos quem realmente gerou e motivou uma ação ou palavra, e que frutos colheremos; procurarmos discernir o que vem de Deus, o que é humano e o que é demoníaco.
O servo do profeta Elizeu, apesar de ser piedoso e andar com um homem de Deus, sofria do mal da cegueira espiritual. Quando viu a multidão de soldados inimigos cercando a cidade para matá-los, desesperou-se, e gritou para o profeta, “Ai meu senhor! que vamos fazer agora?”. Eliseu um homem de visão espiritual, disse: “Não temas, os que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: Senhor, abri-lhe os olhos, para que veja. O Senhor abriu os olhos do servo, e este viu o monte cheio de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.” (IIReis 6, 15-17)
Muitas coisas em nossa vida podem colaborar para nos impedir de ver com os olhos do espírito e nos tornar cegos para as realidades espirituais que estão em nossa volta. Nossa visão espiritual pode tornar-se obscurecida, de maneira que o modo como olhamos para as coisas em nossa vida diária fica distorcido. E quando isso acontece vivemos com medo e ansiedade; preocupamo-nos com coisas materiais; a nossa fé e a nossa esperança são abaladas de tal forma que já não conseguimos ver as vitórias de Deus em nossa vida e em nossa missão. Estes bloqueios que impedem a visão espiritual normalmente estão relacionados com as atitudes pecaminosas que livremente praticamos no nosso dia-a-dia. Neste sentido é importante identificar os principais bloqueios da visão espiritual.

a) O Pecado
“O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Foi definido como "uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna". (CIC 1849). O pecado cega o entendimento, corrompe o coração e separa o homem de Deus. O pecado nos cega e nos põe uma viseira, a qual só nos permite ver apenas os nossos interesses.

b) A Incredulidade
A incredulidade é uma recusa deliberada a crer. Nasce do desejo de rejeitar o que é verdadeiro sobre Deus por motivo de conveniência ou deficiência. É olhar para Deus, mas ter dificuldade de acreditar que Ele pode realizar milagres e prodígios em nossa vida. Não basta somente crer que Deus existe, é necessário também crer que Ele é real e pode atuar concretamente em nossa realidade, na nossa dimensão natural.
No episódio da cura da filha de Jairo vemos um caso típico de incredulidade demonstrado por algumas pessoas que após constatar a morte da menina insistiram com Jairo de que não havia mais nada a ser feito. (cf. Mc. 5,35).
No entanto, Jairo estava disposto e não queria voltar para casa sem receber a benção de Jesus, por isso não deu ouvidos para a incredulidade que dizia: desista e para de lutar pelo impossível!
Se Jairo tivesse concluído que não tem jeito mesmo, se tivesse voltado para casa e não falasse com Jesus, ele teria perdido a benção de Deus para a sua vida.

c) A Inconstância na vida de oração
Só ao homem de Deus é dada a capacidade de ver. Se não cultivarmos uma vida espiritual disciplinada e contínua, certamente teremos dificuldade de ouvir o Senhor e, consequentemente, a nossa capacidade de ver com os olhos espirituais será extremamente prejudicada. Por isso o intercessor não pode deixar brechas e nem vacilar na sustentação da sua vida espiritual.

d) O Desconhecimento da Palavra de Deus.
A Palavra de Deus é o melhor alimento, porque sem ela, morremos espiritualmente. A Palavra de Deus é fonte de inspiração e de revelação. Ela é o próprio Cristo que se relaciona conosco como um amigo. Quando não meditamos a Palavra de Deus continuamente o nosso relacionamento com o Senhor fica superficial e o resultado é a cegueira espiritual.

e) Falta de comunhão e empenho
“Satanás odeia a RCC e trabalha para desfigurar em seus líderes o senso de comunhão e de empenho” (Pe. Rufhos). Para que pratiquemos a verdadeira comunhão, somos desafiados a nos "desarmar" do nosso individualismo. Às vezes não nos dispomos a viver em comunhão porque pensamos que sozinhos estamos melhor. Mas isso não é verdade. A Bíblia ensina: "Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si" (Rm 14.7). Nesse sentido, é melhor viver em comunhão do que permanecermos em nosso individualismo.

Portanto, procure se empenhar no seu Ministério e na sua intimidade com o Senhor. Não tenha medo de renunciar às coisas deste mundo que nos afastam de Deus e que não nos permitem ver as realidades com os olhos de Deus. Busquemos servir em nosso Ministério de Intercessão com comunhão e empenho e com alto nível de comprometimento. Peçamos a Deus que cure nossos olhos e remova o que interfere em nossa visão. Com uma visão clara e fortalecidos pelo Espírito Santo, podemos andar de mãos dadas com Deus.
Núcleo Nacional do Ministério Intercessão


INTENÇÕES PARA ESTE MÊS
1. Pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, pelos bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos (as).
2. Pelos seminaristas. Para que neste período de formação sintam seu chamado confirmado.
3. Pelas crianças do Brasil, para que Nossa Senhora Aparecida as abençoe.
4. Pelo Presidente Nacional da Renovação Carismática Católica, Marcos Volcan e pela sua família.
5. Pelos Grupos de Oração da RCC no Brasil e pelos seus coordenadores e servos.
6. Pelas coordenações diocesana e estadual da RCC em cada diocese e estado do Brasil.
7. Pela unidade da RCC em todo Brasil, estados, dioceses, Grupos de Oração, equipes de serviço e todas as diversas expressões carismáticas.
8. Pelo Serviço Internacional da RCC (ICCRS) e pelo Conselho Latino-Americano (CONCCLAT), para que o Espírito Santo dirija os projetos e orientações do nosso movimento.
9. Pelos Programas de TV da RCC: na Canção Nova – Celebrando Pentecostes - e Renovação em Ação, na TV Século 21. Pelo Portal da RCC na Internet.
10. Pelos nossos Projetos de evangelização, entre eles: Semana Missionária e Casas de Missão (Breves, Afuá, Canas, Pelotas e Uganda-África).
11. Por todos os colaboradores do projeto da Construção da Sede Nacional e Pela construção de nossa Sede Nacional.
12. Pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para que objetivem os valores cristãos e respeito à vida desde sua concepção, nas tomadas de decisão e pelas eleições municipais deste ano.
13. Pelos funcionários e pelas necessidades do Escritório Nacional da RCC/Br.
14. Para que os servos da RCC do Brasil se abaram à moção da Reconstrução de sua vida espiritual e de sua identidade.

0 comentários:

Postar um comentário