terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Rede Nacional de Intercessão - Fevereiro de 2012

INTERCEDEMOS PARA SALVAR ALMAS

Interceder é colocar-se no lugar de alguém; é se interpor; é mediar-se; é atuar no lugar de outro; significa representar alguém clamando por ele junto a Deus.  Interceder é investir horas na presença de Deus em fervorosa oração, em prol de alguém ou de alguma causa. Intercessão é um combate travado contra o inimigo para resgatar almas para Jesus; é trazer à luz filhos espirituais. Portanto, interceder é estar entre Deus e os homens por uma causa e isso significa abrir guerra frontal contra satanás.

Há na Bíblia registros de intercessões maravilhosas, como, por exemplo, a de Abrão quando o Senhor estava para destruir as cidades de Sodoma e Gomorra (Gênesis 18,22-33); Moisés clamou e Deus mudou os seus desígnios para com o povo, retirando o mal que dissera havia de fazer (Êxodo 32,11-14); no dia seguinte, novamente Moisés intercedeu com profundidade de alma: "Agora, pois perdoa-lhes o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste." (Êxodo 32,30-25). O salmo 106,23 testifica sobre o resultado destas intercessões de Moisés dizendo: “Tê-los-ia exterminado, como dissera, se Moisés, seu escolhido, não se houvesse interposto, impedindo que sua cólera os destruísse”.


É assim que precisamos ver a intercessão que exercemos na RCC. Ver que a intercessão precisa ser exercida como um combate espiritual onde cada intercessor(a) é um valente combatente em favor da salvação das almas. E, de forma especial, a intercessão nos eventos promovidos pela RCC deve ser exercida com todo o empenho e, por que não dizer, com toda a valentia, a fim de que o nosso esforço associado à graça de Deus resultem em muitas conversões. Por isso orientamos aos intercessores de todo o Brasil para que ao intercederem nos eventos sigam as recomendações a seguir:

Intercessão nos Eventos da RCC


a) Responsáveis pela organização da intercessão.

Depende de qual a instância da RCC que está organizando o evento, ou seja, se o evento for organizado pela equipe nacional, o coordenador nacional do Ministério de Intercessão será o responsável pela organização da intercessão. Se for a RCC do estado quem está organizando o evento, então o coordenador estadual do Ministério de Intercessão é quem deverá ser o responsável e assim sucessivamente para a diocese e para o Grupo de Oração.


b) Critérios para a organização da intercessão em eventos.

1. A equipe deve ser composta com no mínimo seis e no máximo doze intercessores independente do tamanho do evento.

2. Os intercessores escolhidos, ao aceitarem a missão, deverão começar a orar pelo evento a partir do momento que tomarem conhecimento dele. A intercessão estará em oração pelos pregadores, pelos músicos e por todas as situações solicitadas pela coordenação.

3. Durante o evento, os organizadores devem oferecer um local, sala ou capela onde o Santíssimo Sacramento fique exposto (com a permissão da autoridade eclesiástica) para a intercessão. Importante lembrar que, uma vez que Jesus Eucarístico estiver exposto, Ele não pode ficar sozinho.

4. Não sendo possível uma capela ou a disponibilidade do Santíssimo, deve-se providenciar um local propício para a oração dos intercessores.

5. O local da intercessão deve ser reservado, não devendo entrar quem não seja do ministério. O ideal é ter uma sala para adoração com o Santíssimo exposto para que mais pessoas possam frequentar e outra reservada exclusivamente para a intercessão.

6. Se for disponibilizado local com o Santíssimo exposto para a adoração, é necessário que uma equipe de intercessores fique se revezando nesta sala para evitar que o Santíssimo seja deixado só. Deve-se definir um intercessor para fica responsável por este local, cuidando inclusive do revezamento da equipe que poderá ser conforme definição dos responsáveis pela intercessão do evento.

7. Nos dias que antecedem o evento os intercessores poderão participar das reuniões de organização e também fazer reuniões de intercessão pelos encaminhamentos e dificuldades que forem surgindo. Poderão ser definidos, inclusive, dias de jejum, de adoração, e tudo mais o que o Espírito Santo suscitar.

c) Revezamento da equipe de intercessores na sala de intercessão durante o evento.

1. Para os eventos com duração de até dois dias

• Recomendamos que a equipe de intercessão seja a mesma para todos os dias, sem revezamentos. Isso é necessário para evitar a dispersão da equipe e para facilitar a intercessão profética.

• Para os horários de almoço, lanches e janta os intercessores deverão fazer um revezamento entre os membros da própria equipe, porém sempre tomando o cuidado para que permaneçam ao menos dois intercessores intercedendo na sala de intercessão.

2. Para os eventos com duração de três dias ou mais.

• Neste caso, poderá haver revezamento das equipes, porém a escala de cada equipe não deve ser inferior a dois dias. Se no caso o evento tiver três dias de duração, recomendamos que a primeira equipe permaneça os dois primeiros dias e a segunda equipe atue no terceiro dia do evento. Porém antes da segunda equipe assumir é recomendável que esta equipe seja colocada a par de tudo o que a primeira equipe orou e discerniu. Desta forma é importante que as duas equipes tenham um momento em comum de oração e de partilha antes de a segunda equipe assumir a intercessão.

d) Desenvolvimento da reunião da intercessão em eventos

1. Os membros da equipe de intercessão devem preparar-se no período que anteceder o evento através das práticas espirituais (jejum, sacramento da penitência, participação da celebração eucarística, adoração, meditação do santo terço, oração pessoal e leitura orante da Bíblia). Aliás, estes práticas devem estar presentes no dia-a-dia de qualquer intercessor.

2. No início da intercessão sugere-se que se proceda da seguinte maneira:

a) Iniciar com a oração de São Miguel Arcanjo.
b) Orar o Magnificat (Lc 1,46-55).
c) Clamar a armadura do Cristão proclamando a Palavra de Ef 6,10-17.
d) Pedir a Jesus o dom da humildade (2 Cor 10,4-5).
e) Clamar pela proteção do sangue de Jesus sobre todos os servos, suas casas, famílias, trabalhos, etc. (1 Pd 1,18-19; Rm 5,9).
f) Pedir a proteção de Maria Santíssima como mãe e intercessora junto a Jesus e a proteção de todos os anjos e santos de Deus.
g) Fazer em seguida um breve momento de oração de perdão individual.
h) Orar uns pelos outros pedindo o Batismo no Espirito Santo, para que todos sejam canais sem obstruções.
i) Em seguida faz-se um grande louvor, ora-se em línguas com manifestação dos carismas (dom do discernimento, palavra de sabedoria, palavra de ciência, visualizações, etc.). Estes carismas devem ser utilizados durante toda a extensão da reunião durante o evento.

3. Exercer a intercessão profética e de concórdia: a palavra de ciência e de sabedoria ajudará a orar pelas situações que forem surgindo. Para isso é preciso fazer silêncio e escuta depois do momento de louvor ou da oração em línguas. As orações da equipe de intercessão deverão ser inspiradas no poder do Espírito Santo, usando os carismas de ciência, profecia, sabedoria e discernimento.

4. A Bíblia deve ser usada como referência para a oração e para algumas confirmações na Sagrada Escritura.

5. As profecias, palavras de ciência, visualizações e moções devem ser bem discernidas entre os intercessores fazendo-se uso do discernimento reflexivo. Em seguida estes direcionamentos deverão ser escritos de forma coerente, concisa e objetiva e encaminhados para a coordenação geral do evento.

6. No momento da missa os intercessores devem participar dela.
A missa é a maior intercessão existente, pois é o memorial da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste caso o Santíssimo deverá ser recolhido e depositado no sacrário.

7. Ao final de cada dia do evento a intercessão deve terminar com louvores e orações de ação de graças, crendo que todas as orações já chegaram diante de Deus. É importante ressaltar que mesmo encerrada a intercessão no evento o intercessor continua intercedendo em seu coração e em suas orações pessoais, devendo ficar atento, pois o Senhor poderá lhe conceder palavras, discernimentos e moções durante este período e até mesmo quando estiver dormindo o Senhor poderá desejar lhe falar em sonho.

Amados irmãos e irmãs intercessores, é preciso que nos convençamos de que a base de tudo o que realizamos na RCC está na oração de intercessão. Aprouve a Deus estabelecer assim. Se queremos contemplar conversões em nossos eventos e em nossos Grupos de Oração, precisamos desenvolver profundo amor e paixão pelas almas perdidas, e insistir neste mister até que, voluntariamente, comecemos a ver em nossas reuniões de oração e eventos da RCC lágrimas sendo vertidas em prol dos pecadores perdidos. Não há fórmulas, métodos ou estratégias mais eficazes para a conversão de pecadores do que a fervorosa intercessão.

Que o Senhor derrame sobre todos nós o seu Espírito Santo para que a cada dia aumente em nossos corações o desejo santo de salvar almas.

Luiz César Martins
Coordenador Nacional do Ministério de Intercessão



INTENÇÕES PARA ESTE MÊS

1. Pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, pelos bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos (as).

2. Pelos seminaristas. Para que neste período de formação sintam seu chamado confirmado.

3. Pelo Presidente Nacional da Renovação Carismática Católica, Marcos Volcan, e pela sua família.

4. Pelos Grupos de Oração da RCC no Brasil e pelos seus coordenadores e servos.

5. Pelo coordenador diocesano e estadual da RCC em cada diocese e estado do Brasil.

6. Pela unidade da RCC em todo Brasil, estados, Grupos de Oração, equipes de serviço e todas as diversas expressões carismáticas.

7. Pelo Serviço Internacional da RCC (ICCRS) prestado por seus membros, e pelo Conselho Latino-Americano (CONCCLAT), para que o Espírito Santo dirija os projetos e orientações do nosso movimento.

8. Pelos programas de TV da RCC: Celebrando Pentecostes, na Canção Nova, e Renovação em Ação, na TV Século 21. Pelo Portal da RCC na Internet.

9. Pelos nossos projetos de evangelização, entre eles: as Semanas Missionárias e Casas de Missão (Breves, Afuá, Canas e Pelotas).

10. Por todos os colaboradores dos projetos da Construção da Sede Nacional e da Revista Renovação.

11. Pela construção de nossa Sede Nacional.

12. Pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para que objetivem os valores cristãos e respeito à vida desde sua concepção, nas tomadas de decisão.

13. Pelo bom êxito da Escola Nacional de Formação de Líderes e Missionários, que acontece no Paraná nos dias 04 a 14 de fevereiro.

14. Pelos funcionários e pelas necessidades do Escritório Nacional da RCCBRASIL.

15. Para cada membro da RCCBRASIL se abra à moção da Reconstrução de sua vida espiritual e de sua identidade.




0 comentários:

Postar um comentário